Artigos
Vacinação anual contra a gripe: por que é importante?
Atualizado em: 01/02/2018 às 14h29
Como você deve saber, a gripe é uma doença viral que ocorre com mais frequência nos meses mais frios, como o período de chuvas na região Norte, entre dezembro e maio. Por ser transmitida facilmente de um indivíduo a outro, a vacinação anual conta a gripe e fundamental para manter o corpo imunizado.
Conhecida também por influenza, sua transmissão pode através do contato com pessoas infectadas pelo vírus que, ao tossir, espirrar, falar e tocar, acabam espalhando o vírus.
Motivos pelo qual a vacinação anual é importante
1 – Anualmente 20% das crianças e 5% a 10% dos adultos são infectados pelo vírus influenza, causador da gripe verdadeira.
2 – Embora não seja frequente, uma vez atacado a pessoa pode ir a óbito em poucos dias, caso desenvolva sua complicação mais frequente: a pneumonia. Os desajustes no controle de doenças preexistentes são outros fatores que podem levar a óbito. ” O influenza condena e a pneumonia executa”, Louis Cruveilhier, 1919).
3 – A vacinação anual é o meio de imunização mais eficaz. Ela pode evitar que você fique doente, ou sofra doença mais atenuada evitando complicações.
4 – Quando você é vacinado, além de imunizar-se, também protege quem está aos seu redor. Principalmente aquelas pessoas mais vulneráveis a doença grave ocasionada pelo vírus da gripe e suas complicações. Entre essas pessoas estão as crianças com menos de 6 meses de idade – a vacinação só deve ser feita a partir dos 6º mês – idosos e as pessoas sob condições crônicas de saúde, como as que precisam tomar remédio todos os dias.
5 – A vacinação pode reduzir o risco de internações e morte. Segundo resultados de estudos recentes (veja aqui, aqui e aqui), a vacinação anual contra gripe:
– Reduziu em 75% o risco de internamento de crianças em UTI durante as temporadas de gripe 2010-2012.
– Foi associada a uma redução de 71% nas internações relacionadas à gripe entre os adultos de todas as idades e uma redução de 77% entre os adultos com 50 ou mais anos de idade durante a temporada 2011-2012.
– É um importante instrumento de prevenção para as pessoas com condições crônicas de saúde.
– Foi associada com menores taxas de eventos cardíacos, especialmente entre aqueles pessoas que tiveram um evento cardíaco no ano anterior.
– Foi associada a 79% de redução de hospitalizações entre pacientes com diabetes e 52% entre pacientes com doença pulmonar crônica.
– Ajuda a proteger as mulheres durante a gravidez e seus bebês por até 6 meses após o nascimento. A vacinação de gestantes reduziu em 92% as hospitalizações de seus bebês por causa de gripe.
A disponibilidade da vacina
O Ministério da Saúde disponibiliza vacina trivalente contra gripe para milhões de brasileiros, a cada ano. Frente a todas as evidências científicas dos benefícios, deixar de se vacinar não é inteligente e nem socialmente correto. Isso porque uma pessoa infectada pelo vírus influenza da gripe o transmite para outras dez pessoas; pessoa imunizada não o transmite para ninguém.
Atualmente, a CLIMEP dispõe de vacina quadrivalente para a gripe, que protege mais que a vacina trivalente, sem aumentar eventos adversos, conforme resultado de estudo que envolveu milhares de adultos em 38 estados americanos. A vacina quadrivalente amplia em cerca de 25% a proteção contra a infecção pelo vírus influenza da gripe.
Por Newton Bellesi, médico infetologista e imunoalergologista, CRM-PA 765.