Aperte “Enter” para pesquisar

Artigos

VACINAÇÃO: ANTES DE ARRUMAR AS MALAS E COLOCAR O PÉ NA ESTRADA É PRECISO FICAR ATENTO COM A IMUNIZAÇÃO

Atualizado em: 09/01/2019 às 11h15

06jan19, SouBH – Com a chegada do verão e o período de férias, todo mundo quer aproveitar a temporada de descanso para viajar. Mas é preciso tomar alguns cuidados com a saúde antes de arrumar as malas e colocar o pé na estrada. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) faz um alerta para a população sobre a importância da imunização prévia.

 

A diretora de Vigilância Epidemiológica da SES-MG, Janaína Almeida, destaca que, ao planejar um destino, é necessário se informar sobre os riscos que a região visitada oferece e estar com as vacinas em dia. “A imunização é a principal medida de prevenção e controle de uma série de doenças. Por isso, é necessário que as pessoas mantenham o cartão de vacina atualizado”, explica.

 

Vacinas importantes 

Febre amarela – A vacina contra a febre amarela é indicada para pessoas que que vão para Áreas com Recomendação de Vacinação (ACRV). A imunização deve ser feita com pelo menos 10 dias de antecedência da data da viagem. Todo o estado de Minas Gerais é área de recomendação para a vacina.

 

Sarampo – Por se tratar de uma doença grave e com altos casos de transmissão, é importante que os turistas atualizem a situação vacinal contra o sarampo antes de virem para o Brasil. A doença possui alta incidência em países da América do Norte e Europa.

 

Difteria, tétano e poliomielite – É aconselhável que os turistas estrangeiros que vierem ao Brasil, se previnam contra difteria, tétano e poliomielite, de acordo com as indicações recomendadas no país de origem.

 

Destinos Internacionais

 

O viajante deve incluir o cartão de vacinação entre os documentos da viagem. E para viagens internacionais, é importante ter também o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), documento que comprova a imunização contra doenças.

 

Ao retornar do exterior, é preciso ficar atento a alguns sintomas. Se você tiver febre, manchas avermelhadas pelo corpo, acompanhadas de tosse, coriza ou conjuntivite, até 30 dias depois da chegada, pode ser sarampo. É recomendável que o paciente procure imediatamente um serviço de saúde, informe o itinerário de viagem e evite circular em locais públicos.

 

Centros de Orientação à Saúde do Viajante

 

Os Centros de Orientação à Saúde do Viajante (COV) atendem e orientam o público sobre práticas e cuidados com a saúde, além de fazerem a emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). A CLIMEP emite o CIVP para FEBRE AMARELA.

 

Mais informações, (91) 3181-1644, ou através do (91) 98442-7630

 

 

Compartilhar
FacebookTwitterEmailWhatsApp

Ligamos para Você








    [recaptcha]

    Atendimento por Whatsapp

    [contact-form-7 404 "Não encontrado"]

    Atendimento por Email









      [recaptcha]

      Consulte Preços








        [recaptcha]

        Assine nossa Newsletter




          Receber Mais Informações








            [recaptcha]