Artigos
Surto De Catapora Em Teresina. 494 Casos E Óbito Já Registrado
Atualizado em: 03/11/2017 às 19h18ma criança morreu em Teresina após complicações causadas pela catapora no Hospital de Doenças Infecto Contagiosas, na capital. A Fundação Municipal de Saúde confirmou que a situação exige cuidados. Só neste ano foram registrados 494 casos de catapora e 14 surtos.
De acordo com o médico infectologista Kelson Lages, houve um grande número de casos registrados nas últimas semanas, dificultando o tratamento rápido da doença.
“A doença raramente evolui para formas graves, mas como nós temos num surto muito casos, isso facilita que esses casos graves apareçam, embora raros. É necessários que as autoridades confirmem que há surto de varicela”, disse o infectologista em entrevista à TV Cidade Verde.
A criança que morreu em Teresina veio do Maranhão e já chegou em estado grave, nem chegou a ser internada, morreu na urgência. Outra está internada na UTI por causa de complicações.
A catapora é uma doença que acomete principalmente crianças, e em alguns casos provoca febre, falta de apetite e mal estar geral. Em situações mais graves, a catapora, também conhecida como varicela pode desenvolver uma encefalite, inflamação do cérebro, ou meningite, infecção das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal.
A forma mais comum de contágio é pelo contato dessa partícula viral – presente na saliva, espirro, tosse ou mesmo na fala – com a via inalatória ou a mucosa oral do indivíduo.
A prevenção é através da vacinação, e você poderá encontrá-la na CLIMEP. Para mais informações entre em contato conosco.
Fonte: 180 graus