Serviços
Imunoterapia
A Imunoterapia é um tipo de tratamento que visa estimular o sistema imunológico, gerando substâncias capazes de inibir o funcionamento de uma determinada doença. Nesse aspecto, destacamos as doenças alérgicas como: asma, rinosinusite e dermatite atópica, que afetam principalmente crianças e jovens adultos, mas que podem atingir qualquer idade, comprometendo assim a qualidade de vida.
A alergia é uma reação do sistema imunológico a várias substâncias. Em seguida, o corpo inicia o processo de formar anticorpos a partir da proteína, chamada também de Imunoglobulina. É importante ressaltar que a proteína produzida é específica para os agentes alérgenos, ou seja, para poeira, medicamentos, entre outros.
A partir do momento em que o agente alérgeno entra em contato com o corpo, a reação é quase que imediata. No entanto, é possível enfatizar que a reação alérgica depende diretamente do grau de “alergia” que a pessoa desenvolveu perante aquela substância. A asma, a rinite alérgica ou a rinoconjutivite alérgica, por exemplo, são manifestações que acontecem de forma crônica devido a grande exposição que o corpo já sofreu ao agente alérgeno.
A Imunoterapia tem por objetivo justamente o de reduzir o grau de sensibilidade das pessoas perante os agentes alérgenos, com foco principal nas condições alérgicas de longa evolução, como as observadas na rinite alérgica e na asma brônquica. Dessa forma, a Imunoterapia estimula o organismo hipersensível a desenvolver anticorpos contra os alérgenos. Assim, o organismo vacinado apresentará uma reação discreta, muito diminuída, frequentemente não percebida.
– IMUNOTERAPIA ESPECÍFICA PARA ALERGIA A ÁCAROS, os principais agentes das enfermidades alérgicas respiratórias (rinosinusite, asma) e da dermatite atópica, tem a finalidade de reduzir a hipersensibilidade do paciente, permitindo-lhe conviver com esses alérgenos dentro de um padrão próximo da normalidade;
– IMUNOTERAPIA PARA CÂNCER DE ESTÔMAGO, através do BCG associado à quimioterapia, propõe o aperfeiçoamento da resposta imune para melhor vigilância e destruição de células neoplásicas.
– IMUNOTERAPIA PARA ALÉRGENOS SALIVARES DE MOSQUITOS, finalidade de reduzir a hiperssensibilidade dos indivíduos potadores de prurigo-estrófilo (dermatite alérgica relacionada às picadas de mosquitos).
– IMUNOTERAPIA PARA ESTAFILOCOCCIAS RECORRENTES, indicada nas infecções crônicas como furunculoses, piodermites, sicoses, antraz, conjuntivites, otites, impetigo, abscessos e osteomielite, em pessoas imunogeneticamente sensíveis a bactéria Estafilococcus aureus.
– IMUNOTERAPIA PARA ACNE REFRATÁRIA, acne graus II, III e IV refratárias ao tratamento clássico.
– IMUNOTERAPIA PARA CANDIDÍASE RECORRENTE, indicada para o tratamento da candidíase vulvovaginal recorrente refratária aos tratamentos convencionais.
– IMUNOTERAPIA PARA HERPES RECORRENTE, finalidade de reduzir os episódios da infecção causada pelo vírus do herpes simples recorrente, caracterizada por três ou mais episódios anuais.
– IMUNOTERAPIA PARA DERMATITES ALÉRGICAS, indicada na dermatite de contato, urticária, angioedema, dermatites de origem inalatória e alimentar, dermatite atópica e asma.