Artigos
PESSOAS COM CÂNCER DEVEM SER VACINADAS?
Atualizado em: 27/04/2018 às 11h29Todo paciente com câncer pode e deve receber vacinas inativadas (gripe, HPV, pneumocócicas, meningocócicas, tétano, difteria, coqueluche, poliomielite inativada, hepatites). Mas somente aqueles com o sistema imune preservado podem receber vacinas vivas (BCG, varicela, sarampo, rubéola, caxumba, dengue, zoster).
Paciente com câncer está incluído no grupo prioritário para vacinações, considerando-se que é mais sensível e, portanto, podendo desenvolver doenças mais graves, com complicações e hospitalização.
O paciente com câncer nem sempre responde bem à vacinação e mesmo vacinado pode continuar desprotegido. Mais importante que a vacinação do paciente oncológico pode ser a vacinação das pessoas com quem convive, cuja maioria responde bem à vacinação. A transmissão de agentes de infecções e doenças ocorre direta ou indiretamente de uma pessoa para outra, particularmente entre as mais próximas. Familiares, profissionais de saúde, cuidadores e demais pessoas do convívio devem manter vacinações atualizadas, pois as que estão imunizadas não hospedam e, portanto, não transmitem agentes de doenças correspondentes. A vacinação do próximo pode prevenir a doença do paciente oncológico, fragilizado pela doença e tratamento.
A proteção do paciente oncológico passa pela vacinação de familiares, profissionais de saúde, cuidadores e demais pessoas de seu convívio. |
Para mais informações sobre vacinação para gripe leia a Nota Técnica da Sociedade Brasileira de Oncologia e A importância da vacinação do paciente oncológico clicando aqui.
Vacinações QUADRIVALENTE para gripe (Gr4) e pneumocócicas (Pn13) conjugadas são indicadas associadas na mesma ocasião. Solicite ao médico da CLIMEP programa de atualização das demais vacinações. Geralmente em três visitas à Clínica é possível atualizar todas as vacinações com benefícios vitalícios para si e familiares.
Newton Bellesi, médico infectologista e imunoalergologista, CRM-PA 765, RQE 2483 e RQE 5110
——-
Questões apresentadas pelos clientes estão sendo respondidas pelo médico infectologista e imunoalergologista Newton Bellesi. Caso tenha dúvidas, desejando esclarecimentos, entre em contato com a CLIMEP através de nbellesi@climep.com.br, ou pelo 98442-7630 por meio do WhatsApp.