Artigos
Osteoporose
Atualizado em: 02/11/2017 às 12h20OSTEOPOROSE, cada vez um problema maior, mas que pode ser controlado.
Com o envelhecimento da população a osteoporose está se tornando cada vez mais importante problema de saúde pública. Estimativas recentes sugerem que entre a população dos EUA mais de 10 milhões de pessoas estão afetadas, com um adicional de 44 milhões sob risco. No Brasil o número estimado é um terço menor.
A doença é tipicamente caracterizada pela diminuição da resistência óssea relacionada à idade dosindivíduos afetados, predispondo a fraturas de baixo impacto. Fraturas osteoporóticas de vértebras comprometem 1,4 milhão de pessoas a cada ano.
As fraturas osteoporóticas constituem-se importante causa de dor, incapacidade e redução da qualidade de vida, estando associados a elevados custos de saúde que, nos EUA, excedem 17 bilhões de dólares por ano.
A osteoporose atinge principalmente mulheres após a menopausa, mas também homens após a andropausa. O controle do enfraquecimento ósseo é feito com bifosfonatos, uma classe de medicamentos que reduz a destruição óssea natural, preservando sua reconstrução com arquitetura original.
Cálcio e vitamina D, também importantes, sempre que possível devem ser obtidos de alimentos e pela exposição da pele ao sol.
A CLIMEP mantém o programa OSSOFORTE para a prevenção e controle da osteoporose através da administração endovenosa anual de formulação farmacêutica associada a recomendações sobre alimentação, exposição ao sol e atividade física apropriadas