Artigos
MENINGITE – HOMEM MORRE COM MENINGITE APÓS SER DIAGNOSTICADO COM VIROSE EM POSTOS DE SAÚDE DE BELÉM
Atualizado em: 04/04/2019 às 10h16Edmilson Renan da Silva Vasconcelos tinha 30 anos e ia começar a trabalhar nesta quarta-feira (3) como cozinheiro profissional. Mas morreu às 6h30 em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Belém. Ele tinha meningite e procurou atendimento médico desde os primeiros sintomas, mas nas consultas foi diagnosticado com “virose”, medicado e liberado para voltar para casa. O diagnóstico correto só ocorreu duas semanas após Edmilson ir ao posto de saúde pela primeira vez.
“Começou com dor de cabeça. Ele ia lá, diziam que era virose, davam remédio e mandavam ele para casa. Depois ele ficou com náuseas. Novamente, davam remédio e mandavam para casa. Começou a tossir e depois teve dor, assim, na coluna e foi piorando”.
Prevenção
A mais importante e eficaz prevenção é a vacinação. Porém, há uma série de medidas a serem tomadas para que a vacinação seja ainda mais eficaz, como lavagem das mãos, evitar lugares aglomerados e com pouca ventilação, isolamento dos doentes e quimioprofilaxia para os contactantes.