Artigos
MENINGITE: Com baixa vacinação, meningite provocou mortes em 11 cidades de SC em 2022;
Atualizado em: 06/07/2022 às 08h54Ao todo, 11 cidades de Santa Catarina registraram mortes por meningite em 2022, de diferentes tipos. Das 17 mortes vítimas fatais, apenas uma teve até então a doença provocada meningococo, bactéria responsável pelas formas mais graves da meningite, de acordo com a Dive/SC (Diretoria de Vigilância Sanitária).
Os seguinte municípios registraram vítimas fatais da doença: Camboriú, Chapecó, Florianópolis, Gaspar, Içara, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, São João do Sul e Siderópolis. A pesquisa sobre os agentes que provocaram as infecções, assim como os subgrupos, ainda não foi concluída pela Diretoria.
A vítima fatal que foi infectada pelo meningococo tinha entre 20 e 30 anos, detalha a Dive. Ela não havia sido imunizada com a vacina que atua contra a bactéria. As campanhas surgiram a partir de 2010 e têm como alvo crianças.
A meningite é caracterizada pela infecção da meninge, que são membranas que “protegem” o cérebro. Diferentes vírus, como o sarampo e a herpes por exemplo, podem provocar meningite desde que consigam “se infiltrar” neste área. Ela também pode ser causada por fungos ou outros parasitas. A meningite bacteriana, no entanto, é a mais grave.
A imunização contra o meningococo é o principal esforço para o controle da doença.