Artigos
Dúvida Lançada Sobre O Efeito Preventivo Da Vitamina D
Atualizado em: 02/11/2017 às 11h5909dez13 – Muitas propriedades positivas são atribuídas à vitamina D. No entanto, em relação à prevenção de doenças, ela pode ser muito menos útil do que se pensava. Uma ampla meta-análise publicada no “The Lancet Diabetes & Endocrinology” não mostrou nenhum efeito preventivo de doenças.
Pesquisadores do Instituto Internacional de Pesquisas de Prevenção, em Lyon (França), analisaram 290 estudos observacionais e 172 estudos randomizados. Nos estudos observacionais, reduções de risco para várias doenças – até 58% para doenças cardiovasculares, 38% para diabetes, 34% para o câncer colorretal – foram associadas à vitamina D.
No entanto, essas correlações não foram confirmadas por estudos clínicos randomizados. A suplementação de vitamina D não demonstrou nenhuma influência sobre a ocorrência, gravidade ou o curso clínico de doenças.
“O que essa discrepância sugere é que reduções nos níveis de vitamina D são marcadores de deterioração da saúde. O envelhecimento e processos inflamatórios envolvidos na ocorrência e no curso clínico das doenças reduzem a concentração de vitamina D, o que explicaria o motivo pelo qual a deficiência de vitamina D é relatada em uma grande gama de distúrbios”, disse o autor principal, Philippe Autier.
Fonte: Philippe Autier, The Lancet Diabetes & Endocrinology, Volume 2, Issue 1, página 1, jan 2014.