Artigos
CORONAVÍRUS: ESPECIALISTA ENSINA COMO LAVAR AS MÃOS CORRETAMENTE E EVITAR DOENÇA
Atualizado em: 28/02/2020 às 10h33O primeiro caso de coronavírus foi confirmado no Brasil. Um homem de 61 anos, que mora em São Paulo, acabou de retornar da Itália, um dos países foco da doença. O Mais Você recebeu o infectologista Edimilson Migowiski para tirar dúvidas sobre o coronavírus e dar dicas de prevenção. Uma delas é lavar as mãos.
A higiene correta das mãos ajuda a prevenir não só o coronavírus como outros tipos de gripe, conjuntivites, diarreia, hepatite A e infecções hospitalares.
“Lavar as mãos ou usar álcool a 70% é fundamental para evitar que você inocule o vírus.”
Para ajudar na prevenção do vírus, Migowiski ensinou como lavar as mãos corretamente. O especialista ainda contou um truque: “O ideal é que você cante ‘Parabéns’ duas vezes, porque fica de 20 a 25 segundos lavando as mãos”. É necessário lavar todos os dedos e, se tiver algum acessório nas mãos, lavá-lo também.
Em seguida, o médico alertou que o ideal é usar sabonete líquido. E, caso use o em barra, que ele fique em uma saboneteira com furos.
“Para drenar a água e evitar que eu tenha água como um meio de cultura. Mesmo o sabão molhado pode servir de proliferação de bactérica.”
Em banheiros públicos, Migowiski recomendou fechar a torneira com o cotovelo ou com papel para evitar contaminação depois da lavagem. Caso precise usar as mãos, o especialista contou que é bom ter álcool gel por perto para finalizar a higienização.
“O álcool é muito bom como substituto da lavagem das mãos ou até mesmo para completar a lavagem.”
Divulgação CLIMEP