Artigos
A complexa vacinação contra gripe, uma endemia complexa
Atualizado em: 10/04/2018 às 15h00A gripe é imprevisível: os agentes causadores da enfermidade podem se alterar em curto espaço de tempo; pode ser mais, ou menos contagiosa; pode se apresentar como doença leve, ou muito grave; a vacinação pode ser muito eficaz, ou quase sem eficácia. A gripe foi a doença que mais causou perdas mortais à humanidade, mais que as duas grandes guerras somadas e em menos de dois anos.
A vacina atualmente disponível para a gripe precisa ser renovada a cada ano e protege por muito pouco tempo, cerca de seis meses e nem todas as pessoas vacinadas ficam protegidas. Um nova vacina que ofereça proteção vitalícia para todos os sorotipos da gripe vem sendo desenvolvida com sucesso devendo estar disponível nos próximos dez anos.
Porque, então, devemos nos vacinar? – Conforme o CDC (Centers of Disease Control and Prevention dos EUA), porque é o único recurso disponível realmente efetivo. As medidas higiênicas são boas não funcionam muito bem pelo fato de não serem praticadas, as pessoas esquecem, são muitos cuidados.
Porque a maioria de nós deve ser vacinada? – Mais pelos outros que por nós mesmos. Uma pessoa infectada pelo vírus da gripe o transmite para cerca de outras 10 pessoas; o organismo de pessoa vacinada e imunizada não se deixa infectar, não aceita a presença do vírus e, portanto, não o transmite para ninguém. Por isto se diz: ‘Vacine-se por você. Vacine-se por todos.’.
Onde encontrar a vacina de gripe? aqui!