Artigos
Benefícios De Longo Prazo Da Vacinação Contra Varicela Documentados
Atualizado em: 02/11/2017 às 23h21
A vacinação contra o vírus varicela zoster, desencadeador da catapora, oferece benefícios de longo prazo. Este é o resultado de cálculos realizados por pesquisadores alemães, publicados na “Human Vaccines & Immunotherapeutics”, após repetidas controvérsias sobre o risco de herpes-zóster e catapora entre idosos.
Junto com colegas da Universidade de Bielefeld, do Robert Koch Institute, do Centro Médico Universitário de Utrecht e da Clínica Universitária em Freiburg, os cientistas do Helmholtz-Center para Pesquisa de Infecções em Braunschweig usaram um modelo matemático para analisar potenciais efeitos da vacinação contra varicela.
“Descobrimos que o discutido efeito indireto da vacina contra varicela sobre o herpes-zóster pode realmente ocorrer em curto a médio prazo, mas a longo prazo, os efeitos positivos prevalecerão”, disse o autor do estudo, Johannes Horn, do Helmholtz Center. “Casos de herpes-zóster podem aumentar ao longo dos próximos 30 anos, mas a longo prazo, o número de casos será reduzido consideravelmente.”
Além disso, os cálculos demonstraram que a imunização levará à redução permanente do número de casos de varicela em crianças com menos de dez anos de idade. Na faixa etária mais idosa, o número provavelmente permanecerá estável; na pior das hipóteses, poderá aumentar.
O monitoramento sistemático de casos de catapora e herpes-zóster ajudará a avaliar a extensão dos efeitos e a tomar medidas apropriadas, disseram os autores. As indicações de efeitos adversos poderiam ser combatidas com uma vacinação contra herpes-zóster ou vacinações sistemáticas contra varicela.