Artigos
As diferenças entre as vacinas oferecidas pela CLIMEP e pelo posto de saúde
Atualizado em: 16/03/2018 às 11h05Uma questão muito comum para quem pretende se vacinar ou imunizar um familiar, como uma criança ou idoso, é se as vacinas aplicadas nos postos de saúde são iguais às aplicadas em clínicas particulares, como a CLIMEP. Você tem essa dúvida? Então primeiramente saiba que a resposta é não.
Para conhecer mais detalhes, acompanhe o nosso post e saiba porque, além de contar com o sistema público, é fundamental procurar a CLIMEP para garantir mais conforto e segurança na prevenção de doenças.
Vacinas do serviço público x clínica privada
Como dissemos, há diferenças entre as vacinações oferecidas pelo SUS e aquelas aplicadas nas clínicas privadas.
Isso porque o sistema público de saúde busca vacinar os pacientes com foco na saúde coletiva. Já as empresas particulares, como a CLIMEP, pretendem vacinar os indivíduos com foco na prevenção individual, contra todas as doenças que podem ser prevenidas com vacinação, utilizando produtos licenciados e modernos.
Diferenças das vacinas oferecidas pela CLIMEP para os postos de saúde
Veja agora um comparativo entre as imunizações proporcionadas pela CLIMEP em relação aos postos de saúde e entenda, de forma prática, porque você não deve deixar de procurar a vacinação particular. Confira:
Vacina Hepatite B
Sistema público:
A vacina de hepatite B está disponível a partir do nascimento em algumas maternidades.
A CLIMEP conta com o serviço em qualquer maternidade ou residência, mediante agendamento do Vacine em Casa. A imunização para esses casos é com a HEXA Celular, a qual oferece mais conforto e segurança.
Rotavírus
Sistema público:
Vacinação monovalente, sendo que as duas doses devem ser tomadas até cinco meses e meio.
A vacinação é pentavalente, oferecendo mais segurança e também proteção abrangente. Nesse caso, as três doses podem ser aplicadas até os oito meses de idade.
Difteria,tétano, coqueluche, hemófilos, pólios e Hepatite B
Sistema público:
Em função de vacinas feitas a partir de células inteiras, acontecem até 90% mais reações do que as do tipo acelular, mais modernas.
Como a vacinação para todas essas doenças é aplicada em uma mesma injeção, há mais conforto para o paciente, além de 90% menos efeitos adversos.
Pneumocócicas conjugadas
Sistema público:
Indicada para crianças com até dois anos. Contém a combinação de 10 valências (PN10) e é menos imunogênica, exceto para um sorotipo específico.
Recomendada para crianças de até seis anos de idade, ou off label (fora de bula) em qualquer idade. Essa combina 13 valências (PN13), é mais imunogênica e muito segura.
Pode ser considerada a vacina mais completa para essas doenças, reduzindo em 90% o risco de infecção pneumocócica.
Pneumocócicas polissacarídicas
Sistema público:
Disponível para pacientes de alto risco e complicações pela infecção pneumocócica. Portanto, não é uma vacinação de rotina.
CLIMEP: Indicada a partir do segundo ano de vida para pessoas com doenças crônicas, de preferência após a vacinação PN13.
Meningocócicas conjugadas
Sistema público: Vacina monovalente aplicada entre os três e quatro meses de vida, além de adolescentes com até 19 anos.
CLIMEP: Nesse caso, a vacina é a monovalente B para crianças a partir de dois meses de vida e quadrivalente para pessoas de todas as idades.
Influenza
Sistema público:
Ofertada para idosos em campanhas realizadas nos meses de abril. Também estão disponíveis para crianças de seis meses a 23 meses de idade, profissionais de saúde e pacientes com riscos maiores de complicação, como as gestantes.
CLIMEP: Oferecida para qualquer pessoa a partir dos seis meses de idade. Conta com uma nova formulação quadrivalente a cada ano, conforme recomendado nos EUA.
Febre amarela
Sistema público: Vacina brasileira desenvolvida pela FIOCRUZ.
CLIMEP: Vacina de origem francesa desenvolvida pela Sanofi Pasteur.
Sarampo, caxumba, rubéola e varicela
Sistema público: Vacinação triviral, voltada para sarampo, rubéola e caxumba.
CLIMEP: Vacinação triviral e tetraviral, abrangendo sarampo, caxumba, rubéola e varicela.
Hepatite A
Sistema público: Oferecida para crianças, em dose única, dos 15 meses até os cinco anos de idade.
CLIMEP: Oferecida isolada (HA) ou combinada à vacina contra hepatite B.
Herpes Zoster
Sistema público: Ainda não é ofertada à população.
CLIMEP: Disponível para pessoas a partir dos 50 anos, as quais tiveram catapora durante a infância.
Dengue
Sistema público: Ainda não é oferecida à população.
Disponível para pessoas a partir dos nove anos de idade, as quais já tiveram contato com o vírus.
Lembrando que as vacinas apresentadas aqui são algumas das recomendadas pelo Ministério da Saúde, Associação Brasileira de Imunizações e Associação Brasileira de Pediatria, ou seja, de extrema importância para a manutenção de uma boa saúde.
Pelo que mostramos nesse artigo, foi possível perceber a importância de contar com a vacinação particular para garantir a sua saúde e de seus familiares? Então não perca tempo e entre em contato com a CLIMEP agora mesmo!