Aperte “Enter” para pesquisar

Artigos

Vacinação é a melhor prevenção contra a febre amarela

Atualizado em: 26/03/2018 às 16h12

Nos últimos anos, estamos vendo no Brasil o número de casos de febre amarela subir consideravelmente, assim como o número de óbitos causado pela doença. Isso preocupa e muito toda a população, que fica sempre em alerta para encontrar as melhores formas de se prevenir. Hoje a vacinação é a melhor prevenção contra a febre amarela.

Quer entender a importância real da vacina contra febre amarela e ver como ela precisa ser uma preocupação de todos, inclusive de quem vive em Belém? Então acompanhe o nosso artigo até o final.

Ouvi falar que o vírus havia sofrido mutações. A vacina ainda funciona?

Nas últimas semanas, se espalhou pelas redes sociais várias mensagens que informavam sobre mutações que vinham ocorrendo no vírus da febre amarela, e que por conta disso não existiria mais eficácia na vacina que é usada em todo o país.

Essa divulgação acabou gerando um comunicado oficial do próprio Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), instituto esse que gera conhecimento e serviços na área biomédica, usando pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovações, sendo a maior referência nacional quando se trata de diagnóstico de doenças infecciosas, genéticas e controle de vetores.

O comunicado, publicado no último dia 27 de fevereiro informa que o Instituto Oswaldo Cruz realizou vários estudos para acompanhar possíveis mudanças genéticas no vírus que está circulando pelo país, tendo esses resultados divulgados ainda em 2017.

E conforme foi identificado, houve sim mutações no vírus. Mas, segundo o próprio comunicado, não há qualquer impacto na eficácia da vacina que é aplicada em toda a população.

Então a resposta é que a vacina contra febre amarela continua funcionando sim! E essa é a melhor opção para prevenir a doença que vem vitimando cada vez mais pessoas. Existe inclusive o risco iminente e a possibilidade de um surto em Belém, por exemplo.

Mas o foco da Febre Amarela está no Sudeste. Por que devo me preocupar?

Esse é um pensamento que vemos ultimamente nas cidades que nesse momento ainda não estão em alerta. Mas entenda que não é porque o surto está, sobretudo, em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais que não há possibilidades de chegar a Belém.

A contaminação é feita através do mosquitos portadores do vírus, que atuam em área de mata. Por isso a vacinação para a população da região Norte é fundamental.

Indicação e contra indicação para receber a vacina da Febre Amarela

Quer saber quem pode receber a vacina contra febre amarela? Praticamente qualquer pessoa pode receber a vacina, que como já falamos, é de prevenção contra a doença. As pessoas que vivem em área de maior risco possuem prioridade de atendimento.

As únicas contra indicações são para pessoas que estão com tratamento contra câncer em andamento, pessoas com o sistema imunológico debilitado, mães em fase de amamentação e para alérgicos à proteína do ovo.

Com a CLIMEP você pode se proteger da Febre Amarela a qualquer momento, sem depender das quantidades disponibilizadas pelo SUS. Entre em contato agora mesmo ou fale direto com nossos atendentes para tirar todas as suas dúvidas e agendar sua vacinação.

Compartilhar
FacebookTwitterGoogle+EmailWhatsApp

Ligamos para Você








Atendimento por Whatsapp









Atendimento por Email









Consulte Preços








Assine nossa Newsletter




Receber Mais Informações