Aperte “Enter” para pesquisar

Artigos

A VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE CAUSA REAÇÕES GRAVES?

Atualizado em: 11/05/2018 às 09h44

10mai18, NBellesi, CLIMEP – A vacinação para gripe é muito segura e praticamente não causa eventos adversos além de pequeno desconforto local e, ainda mais raramente, indisposição, sensação de febre, tudo muito passageiro, desaparecendo em um ou dois dias.

 

Até pouco tempo atrás a vacinação contra gripe não era recomendada para pessoas alérgicas ao ovo, mas hoje, com o aperfeiçoamento do processo de fabricação – as vacinas estão mais purificadas – , já não são mais contraindicadas para pacientes alérgicos ao ovo.

 

E mais. A vacinação contra gripe não causa gripe. A vacina é constituída de fragmentos do vírus que estimulam o sistema imune a responder com imunidade, defesa contra o vírus influenza, causador da gripe, nunca causando doença.

 

A resposta imune ao estimulo da vacinação demora cerca de duas semanas para ser concluída. Nesse intervalo o paciente vacinado pode apresentar gripe, caso tenha sido infectado com o vírus antes da vacinação, ou nessas duas semanas seguintes. Outrossim, até cerca de 30% das pessoas vacinadas não respondem à vacinação e, portanto, não se tornam imunizadas (protegidas) e essas pessoas, embora vacinadas, poderão desenvolver gripe.

 

Importante! – Quanto maior o número de pessoas vacinadas, maior a proteção, pois o vírus passa de uma pessoa infectada para outra não imunizada (desprotegida), nunca para pessoa imunizada (protegida). Quanto maior o número de pessoas imunizadas, menor a possibilidade do vírus encontrar um organismo para infectar e produzir doença. É por isso que se diz: ‘vacine-se por você, vacine-se por todos’. Para benefício pessoal, dos familiares e das demais pessoas de seu convívio não deixe de ser vacinado e de manter todas as vacinações atualizadas.

 

Newton Bellesi, médico infectologista e imunoalergologista, CRM-PA 765, RQE 2483 e RQE 5110.

 


 

Questões apresentadas pelos clientes estão sendo respondidas pelo médico infectologista e imunoalergologista Newton Bellesi. Caso tenha dúvidas, desejando esclarecimentos, entre em contato com a CLIMEP através de nbellesi@climep.com.br, ou pelo 98442-7630 por meio do WhatsApp.

Compartilhar
FacebookTwitterGoogle+EmailWhatsApp

Ligamos para Você








Atendimento por Whatsapp









Atendimento por Email









Consulte Preços








Assine nossa Newsletter




Receber Mais Informações