Aperte “Enter” para pesquisar

Artigos

VACINAÇÃO BCG REDUZ EM QUASE DEZ VEZES MORBIMORTALIDADE POR CoViD-19: novo estudo

Atualizado em: 07/04/2020 às 10h13

Pesquisadores médicos dos EUA e do Reino Unido observaram que, países que não adotam política de vacinação BCG tiveram incidência e mortalidade dez vezes maiores porCovid-19, em comparação com aqueles que o fazem. O estudo analisou dados de 178 países.

 

O BCG, ou Bacillus Calmette-Guérin, é vacina contra tuberculose administrada ao nascimento como em países que historicamente sofrem  com a doença, como a Índia e o Brasil. Países ricos, como EUA, Itália e Holanda, nunca tiveram política universal de vacinação BCG.

 

O estudo analisou as ocorrências e a mortalidade do Covid-19 por 15 dias entre 9 e 24 de março em 178 países e concluiu que “a incidência do CoViD-19 foi de 38,4 por milhão nos países com vacinação BCG em comparação com 358,4 por milhão na ausência de tal programa. A taxa de mortalidade foi de 4,28 / milhão nos países com programas BCG em comparação com 40 / milhão nos países sem esse programa.”  Dos 178 países estudados, 21 não tinham programa de vacinação, enquanto o status não era claro em 26 países. O último grupo foi tratado como não tendo uma política para os objetivos deste estudo.

 

“Embora esperássemos ver um efeito protetor do BCG, a magnitude da diferença (quase 10 vezes) na incidência e mortalidade (do Covid-19) entre países com e sem programa de vacinação BCG foi agradavelmente surpreendente”, disse o Dr. Ashish Kamat, co-autor do artigo e professor de Oncologia Urológica (Cirurgia) e pesquisa de câncer no MD Anderson Cancer Center, em Houston, Texas.

 

Nas últimas semanas, o BCG emergiu como vacina candidata ao Covid-19, e um ensaio clínico de 4.000 pessoas para testar sua eficácia contra a doença está atualmente em andamento na Austrália. Mas, o que isso significa para as populações que foram inoculadas com a vacina BCG na infância ainda não está claro, uma vez que o SARS-CoV-2 continua a se espalhar pelo mundo, tendo agora infectado mais de um milhão de pessoas.

 

“Existe uma infinidade de evidências de estudos bem conduzidos em prestigiosos periódicos revisados ​​por pares, bem como através de estudos de controle randomizados sobre a eficácia da vacina BCG, para conferir imunidade protetora contra infecção viral”, disse Kamat.

 

A questão de saber se as populações que receberam a vacina BCG são mais resistentes à CoViD-19 é crítica, já que os países colocam em prática bloqueios e as economias paralisam, atingindo fortemente as pessoas nas margens econômicas, especialmente em países como Índia. Cada dia do bloqueio em curso custará à economia indiana US $ 4,64 bilhões, informou a Acuité Research em um relatório.  Mas, depois de testemunhar a dança mórbida da doença em países como a Itália, onde mais de 13.000 pessoas morreram, os governos não cogitam arriscar.

 

“Países com programa nacional de vacinação com BCG para toda a população parecem ter uma menor incidência e taxa de mortalidade por CoViD-19. Isso pode ser devido aos benefícios imunológicos conhecidos da vacinação com BCG.  Na ausência de vacinação específica contra o SARS-CoV-2, a vacinação com base na população BCG pode ter um papel na redução do impacto desta doença”, diz o artigo em revisão, atualmente disponível no ResearchGate, um portal em que cientistas compartilham estudos para publicação em revistas científicas.

 

Kamat diz que sua instituição agora também está embarcando em seu próprio ensaio clínico, vacinando profissionais de saúde. “Estamos iniciando um estudo em um futuro próximo, inicialmente planejado para cerca de 1.000 profissionais de saúde, mas com planos de expansão rápida para vários locais à medida que a demanda aumenta. Vacinaremos os profissionais de saúde com maior risco, como aqueles que trabalham em centros de emergência, UTIs e observando o efeito protetor da vacina.  Claramente, os dados serão monitorados e serão feitos sob os auspícios de órgãos reguladores, incluindo o FDA.”

 

Compartilhar
FacebookTwitterGoogle+EmailWhatsApp

Ligamos para Você








Atendimento por Whatsapp

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Atendimento por Email









Consulte Preços








Assine nossa Newsletter




Receber Mais Informações