Aperte “Enter” para pesquisar

Artigos

VACINA PARA A DOENÇA DE ALZHEIMER É VIÁVEL

Atualizado em: 26/11/2018 às 10h23

24nov18, NBellesi, CLIMEP – Também conhecida como Mal de Alzheimer é doença que compromete múltiplas funções orgânicas, com destaque para a redução progressiva da percepção, da atenção, da associação, da memória, do raciocínio, do juízo, da imaginação, do pensamento e da linguagem. Pessoas com essa enfermidade apresentam distúrbios de comportamento que vão desde a apatia do isolamento à agressividade. A maioria dos pacientes tem mais de 50 anos, a frequência aumentando com a idade. Estima-se que no Brasil cerca de 1,5 milhão de pessoas sofra dessa forma de demência com perspectivas de triplicar até 2050. É uma das doenças que mais sofrimento causa ao paciente e à família, um sofrimento que se estende por até 15 anos desde a percepção dos primeiros sinais e sintomas, até o desfecho.

 

É doença incurável e os tratamentos atualmente disponíveis pouca interferência têm sobre a evolução do mal. Há uma preocupação mundial tanto com a prevenção, quanto com o tratamento, envolvendo milhares de pesquisadores, sofisticados laboratórios e investimentos anuais da casa de bilhões de dólares.

 

Publicação do dia 20pp no periódico especializado Alzheimer’s Research and Therapy, apresenta resultados de nova vacina de DNA, testada em camundongos, que reduziu significativamente a tau e a beta amiloide, duas proteínas implicadas na causa da doença. Os resultados, dizem os pesquisadores, podem abrir caminho para testes clínicos em humanos com a doença neurodegenerativa. Embora várias outras vacinas estejam sendo estudadas parece que o caminho encontrado por esses pesquisadores é o mais promissor.

 

Newton Bellesi, médico infectologista e imunoalergologista, CRM-PA 765, RQE 2483 e RQE 5110, nbellesi@climep.com.br.

Compartilhar
FacebookTwitterGoogle+EmailWhatsApp

Ligamos para Você








Atendimento por Whatsapp









Atendimento por Email









Consulte Preços








Assine nossa Newsletter




Receber Mais Informações