Aperte “Enter” para pesquisar

Artigos

Universitários Incentivam Prevenção Contra O HPV

Atualizado em: 02/11/2017 às 23h48

O papilomavírus humano, conhecido como HPV, é um vírus que se instala na pele ou em mucosas e sua ação pode provocar infecções e câncer de colo do útero. Há mais de 100 tipos de HPV e sua vacina confere proteção contra os tipos HPV 6, 11, 16 e 18, ou seja, os principais responsáveis pelo câncer de colo do útero. A fim reforçar as atuais ações de prevenção da doença, o curso de biomedicina da Universidade da Amazônia promove no sábado (14) e domingo (15) ação para estimular o exame preventivo citológico de colo uterino (PCCU), única forma segura de diagnóstico.

 

Os estudantes estarão na Praça da República, a partir das 8h, alertando a população sobre a doença. A ação faz parte da I Gincana de Biomedicina, que comemora os 50 anos da profissão e a Biomedicina do Futuro. O curso também promove uma série de palestras e atividades acadêmicas sobre a profissão do biomédico.

 

O coordenador do curso de Biomedicina, Dirceu Santos, conta que o método mais eficaz de prevenção contra o câncer de colo uterino é fazer o exame PCCU. ‘Esse método laboratorial é uma das especialidades biomédicas. O grande perigo do câncer de colo uterino está justamente no fato de apresentar uma evolução silenciosa sem nenhuma sintomatologia como dor, sangramento, corrimento, prurido ou odor, por anos até que se encontre em estado bastante avançado. Hoje não existe mais grupo de risco para a doença. Qualquer mulher que venha a ter relação sexual indevida, sem o uso de preservativo, corre o risco de se contaminar com o vírus’, explica.

 

Dirceu também informa que o HPV é um vírus altamente circulante na população humana. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), quatro em cada cinco pessoas sexualmente ativas no mundo estão contaminadas com algum tipo de HPV, mas apenas 5% dessas pessoas chegam a manifestar algum tipo de sintoma.

 

Na Climep a vacinação contra o HPV é realizada através de profissionais capacitadas e preparadas. Para mais informações entre em contato conosco através do telefone (91) 3181-1644

Compartilhar
FacebookTwitterGoogle+EmailWhatsApp

Ligamos para Você








Atendimento por Whatsapp









Atendimento por Email









Consulte Preços








Assine nossa Newsletter




Receber Mais Informações