Aperte “Enter” para pesquisar

Artigos

Uma Dieta Rica Em Produtos Com Grãos Integrais Pode Levar A Uma Vida Mais Longa

Atualizado em: 03/11/2017 às 00h10

 

Uma maior ingestão de produtos com grãos integrais poderia levar a uma vida mais longa, é o resultado encontrado por uma metanálise americana publicada no periódico Circulation. Os efeitos incluem o risco reduzido de mortes em geral, relacionadas a doenças cardiovasculares e relacionadas a câncer.

 

Pesquisadores da Universidade de Harvard (Boston) analisaram os resultados de 12 estudos e os resultados não publicados de duas rodadas da Pesquisa Nacional sobre Saúde e Nutrição (National Health and Nutrition Examination Survey, NHANES), compreendendo um total de 786.076 homens e mulheres com um total de 97.867 mortes, 23.597 mortes devido a doenças cardiovasculares e 37.492 mortes devido a câncer. A ingestão de grãos integrais pelos respondentes foi avaliada através de questionários.

 

A equipe observou que, para cada porção (16 gramas) de grãos integrais, havia uma diminuição de 7% no risco total de mortes, diminuição de 9% nas mortes relacionadas a doenças cardiovasculares e de 5% nas mortes relacionadas a câncer. Quanto maior o consumo de grãos integrais, menor a taxa de mortalidade. Segundo os pesquisadores, quando três porções (48 gramas) eram consumidas diariamente, as taxas declinavam em 20% para mortes em geral, 25% para mortes cardiovasculares e 14% para mortes relacionadas a câncer.

 

“Com base nas evidências sólidas desta metanálise e de numerosos estudos anteriores que documentam, coletivamente, os efeitos benéficos dos grãos integrais, eu acredito que provedores de saúde devem recomendar, por unanimidade, o consumo de grãos integrais à população geral, bem como para pacientes com certas doenças para ajudar a alcançar uma saúde melhor e, possivelmente, reduzir as mortes”, disse o autor do estudo, Qi Sun.

 

Referências: Cirulation (abstract)

Compartilhar
FacebookTwitterGoogle+EmailWhatsApp

Ligamos para Você








Atendimento por Whatsapp









Atendimento por Email









Consulte Preços








Assine nossa Newsletter




Receber Mais Informações