Aperte “Enter” para pesquisar

Artigos

Surto De Gripe No Pará Mostra A Importância Da Vacinação

Atualizado em: 02/11/2017 às 14h14

 

Climep disponibilizará vacina inédita contra gripe em meados de abril

O período de chuvas mais fortes e frequentes trouxe consigo uma intensificação das viroses, com destaque para a gripe. O Pará vive atualmente um surto da doença, tanto na capital quanto em municípios do interior. Em alguns postos de saúde, 80% dos atendimentos já são decorrentes das viroses.

 

Além das chuvas e aumento da umidade, o surto acontece num momento em que a vacina feita nos postos de saúde no ano passado (realizada de 22 de abril até o final de maio de 2014) começa a perder o efeito. A proteção pode durar até um ano, mas para a maioria das pessoas a imunidade começa a diminuir após seis meses.

 

O surto atual de gripe serve, portanto, de alerta sobre a importância da vacinação e de se manter imunizado. A campanha de 2015 do Governo ainda não foi anunciada.

 

Mas, na segunda quinzena de abril, a Climep começa a disponibilizar a mais nova vacina mundial antigripe, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em novembro passado.

 

As atuais vacinas disponíveis no Brasil são do tipo trivalente, que protegem contra três cepas do vírus influenza (dois do tipo de influenza A e uma do influenza B). Já a nova composição é quadrivalente, ampliando a proteção por acrescentar mais uma cepa do influenza B.

 

A cada ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) atualiza os registros de novas cepas do influenza nos quatro cantos do planeta e recomenda uma nova composição ideal contra os vírus mais frequentes em circulação.

 

Esta é a nova vacina que a CLIMEP vai começar a oferecer. “Como somos pioneiros em vacinação humana no Pará, nossa especialidade há mais de 40 anos, recebemos em primeira mão as vacinas dos grandes laboratórios, logo que começam a ser comercializadas. Desta forma dispomos sempre das vacinas de última geração, aperfeiçoadas para oferecer a mais segura e abrangente proteção”, destaca o diretor responsável da CLIMEP, médico Newton Bellesi.

 

A nova vacina quadrivalente para a gripe é indicada para pessoas de todas as idades a partir de seis meses de vida. É recomendada especialmente para os grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos, diabéticos, hipertensos, obesos, alcoólicos, tabagistas e trabalhadores da área de saúde. Por enquanto, não é indicada para gestantes, que deverão continuar recebendo a vacinação trivalente. Ainda não há previsão para o tipo quadrivalente ser disponibilizado nos postos de saúde. Neste ano de 2015, o SUS continuará oferecendo a vacina trivalente.

Compartilhar
FacebookTwitterGoogle+EmailWhatsApp

Ligamos para Você








Atendimento por Whatsapp









Atendimento por Email









Consulte Preços








Assine nossa Newsletter




Receber Mais Informações