Aperte “Enter” para pesquisar

Artigos

Suplementos De Cálcio E Risco Cardiovascular

Atualizado em: 02/11/2017 às 11h58
Suplementos de cálcio têm sido amplamente utilizados por homens e mulheres mais velhos. No entanto, em pouco mais de uma década, as recomendações das autoridades de saúde deixaram de encorajar o uso generalizado de suplementos de cálcio afirmando que eles não devem ser usados para a prevenção primária de fraturas.
Esta mudança substancial nas recomendações ocorreu como resultado da evidência acumulada de eficácia marginal antifratura, e os efeitos adversos importantes de grandes ensaios clínicos controlados do uso de cálcio, ou cálcio e vitamina D coadministrados.

Nesta revisão, discutimos esta evidência, com um foco particular sobre o aumento do risco cardiovascular com suplementos de cálcio, onde descreveremos os últimos cinco anos. Os suplementos de cálcio, com ou sem vitamina D, podem reduzir marginalmente o risco de fraturas, mas não previnem fraturas de quadril em indivíduos residentes na comunidade, além de aumentar o risco de calculose renal, eventos gastrointestinais agudos e aumento do risco de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral. Qualquer benefício de suplementos de cálcio na prevenção da fratura é superado por eventos cardiovasculares. Embora haja pouca evidência para sugerir que a ingestão de cálcio está associada a risco cardiovascular, também há pouca evidência de que ela está associada com o risco de fratura. Portanto, para a maioria das pessoas, a ingestão dietética de cálcio não requer um exame minucioso. Por causa do perfil desfavorável de risco / benefício, a prescrição generalizada de suplementos de cálcio para prevenir fraturas deve ser abandonada. Pacientes com alto risco de fratura devem ser encorajados a tomar agentes com eficácia comprovada na prevenção de fraturas vertebrais e não-vertebrais.

FONTE:  Mark J. Bolland, MBChB, PhD, Andrew Grey, MD Ian R. Reid, MD. Calcium Supplements and Cardiovascular Risk. Ther Adv in Drug Safe. 2013;4(5):199-210.

Compartilhar
FacebookTwitterGoogle+EmailWhatsApp

Ligamos para Você








Atendimento por Whatsapp









Atendimento por Email









Consulte Preços








Assine nossa Newsletter




Receber Mais Informações