Aperte “Enter” para pesquisar

Artigos

Principais benefícios da vacina contra HPV para as mulheres

Atualizado em: 27/03/2018 às 09h43

Já ouviu a frase “prevenir é melhor que remediar”? Pois é, ela é conhecida por todos, e quando falamos sobre a vacina contra o HPV ela fica ainda mais intensa. É que quando se trata do Papiloma Vírus Humano, significado da sigla HPV, ainda não existe cura. A prevenção usando a vacina é a melhor opção.

Tanto homens quanto mulheres podem contrair o vírus. Mas principalmente para as mulheres, usar a vacina pode ser uma grande forma de se beneficiar e acabar com os riscos de contrair a doença.

Vamos entender agora quais são esses benefícios e como as vantagens de tomar a vacina são realmente importantes, principalmente para as mulheres, que acabam sendo as mais afetadas pelas complicações do vírus.

Perigo para as mulheres: o HPV pode causar o câncer de Colo do Útero

O vírus HPV possui uma série de características que o tornam um grande problema. Além de não ter cura, ele é extremamente contagioso. Mas isso não é tudo.

Como já vimos no nosso artigo anterior que fala sobre o aumento do número de casos de câncer no Brasil, vimos que um deles, o câncer de Colo do Útero é um dos que mais preocupa e é o terceiro na previsão de novos casos para os próximos anos.

Esse tipo de câncer específico é causado diretamente como efeito do HPV no organismo, e por isso esse câncer é um dos tratados como prioridade na agenda nacional de saúde. Um dos motivos é que ele aparece sempre na lista de maiores causadores de mortes de mulheres não só no Brasil mas também no mundo inteiro.

Importância da vacina contra HPV para as mulheres

A melhor forma de evitar a doença é mesmo com a vacina contra o HPV. É preciso ter um foco ainda maior quanto a essa questão que pode afetar a vida de qualquer pessoa, principalmente as mulheres.

Essa vacina trabalha na produção de anticorpos focados em combater os 4 tipos de HPV referenciados na vacina (vacina tetravalente protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18).

O público-alvo das ações de vacinação são jovens de 9 a 14 anos, já que nessa época, o corpo ajuda na produção de mais anticorpos quando comparamos com as idades mais avançadas.

Posso me vacinar mesmo na fase adulta?

A resposta é sim! Mesmo que já tenha passado e muito do período para fazer parte do grupo principal de vacinação, ela pode ser aplicada em qualquer época da vida, já que previne do contato com o vírus.

Se não tiver nenhum resquício da presença dele em seu organismo, a vacina continua sendo bastante efetiva. Então a mensagem que temos é: vale muito a pena se vacinar!

Agora que você já sabe da importância e dos benefícios que a vacinação contra HPV traz principalmente para as mulheres, prevenindo o câncer do Colo do Útero, continue com a visita em nosso blog e confira os nossos artigos feitos especialmente para você que coloca a questão da saúde em primeiro lugar. Até a próxima!

Compartilhar
FacebookTwitterGoogle+EmailWhatsApp

Ligamos para Você








Atendimento por Whatsapp









Atendimento por Email









Consulte Preços








Assine nossa Newsletter




Receber Mais Informações