Aperte “Enter” para pesquisar

Artigos

Ministério Da Saúde Dá Início A Ação Contra Hanseníase

Atualizado em: 02/11/2017 às 16h57

No último dia 10, o Ministério da Saúde iniciou a terceira edição da Campanha Nacional de Hanseníase, Geo-helmintíases e Tracoma. Agentes comunitários de saúde e equipes do Programa Saúde da Família irão percorrer 45 mil escolas em 2.300 municípios para diagnosticar e tratar as três condições em alunos de 5 a 14 anos. A meta é avaliar cerca de 8 milhões de crianças e adolescentes.

 

Os agentes identificarão alunos com sinais e sintomas da doença. Casos suspeitos serão encaminhados à rede básica de saúde para confirmação e início do tratamento. Durante as visitas das equipes, serão distribuídas fichas de autoimagem com desenhos do corpo humano. Os profissionais vão marcar os locais onde há qualquer tipo de mancha na pele.

 

Segundo o ministério, o trabalho vai permitir diagnosticar outros casos nas famílias dos estudantes. “Quando uma criança está com hanseníase, significa que alguém do convívio dela também esteja. Razão pela qual os profissionais de saúde também vão examinar familiares e outras pessoas do mesmo convívio. A hanseníase tem cura e a transmissão é interrompida já no início do tratamento”, afirma o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Antônio Nardis.

 

O Ministério da Saúde informou que a taxa de prevalência de hanseníase passou de 1,71 pessoas em tratamento por 10 mil habitantes, em 2004, para 1,27 por 10 mil habitantes, em 2013. A pasta credita o resultado às ações e campanhas para erradicação da doença.

 

Fonte: G1

Compartilhar
FacebookTwitterGoogle+EmailWhatsApp

Ligamos para Você








Atendimento por Whatsapp

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Atendimento por Email









Consulte Preços








Assine nossa Newsletter




Receber Mais Informações