Aperte “Enter” para pesquisar

Artigos

Medicamentos Podem Piorar Os Surtos De Gripe

Atualizado em: 02/11/2017 às 12h01

24jan14 – Uma boa intenção nem sempre ajuda: os medicamentos para controle da febre, que supostamente aliviam o doente, podem na verdade piorar o surto anual de gripe. Esse é o resultado de um estudo conduzido por pesquisadores canadenses e publicado na revista científica Proceedings B. Eles estimaram o possível aumento do número de casos de gripe em 5%.

Para o estudo, os cientistas liderados por David Earn, da Universidade McMaster, em Hamilton, usaram dados de estudos anteriores sobre surtos de gripe e resultados de estudos sobre gripe. Eles atribuem o efeito contra-produtivo dos medicamentos aos ingredientes supressores da febre. Eles não só reduzem a função natural da febre, como, devido ao enfraquecimento dos sintomas, permitem que as pessoas infectadas voltem ao convívio da comunidade mais cedo.

Os dois fatores aumentam a probabilidade de a pessoa infectada com vírus da gripe passar o vírus ativo para outras pessoas, intensificando o surto. De acordo com o modelo matemático dos pesquisadores, os redutores da febre podem potencialmente responder por um aumento de 5% em pessoas infectadas. Só na América do Norte, isso poderia resultar em mais de mil mortes adicionais.

Os pesquisadores reconheceram que já que as estatísticas são bastante imprecisas, elas podem proporcionar um valor mínimo somente. Para identificar os efeitos reais dos redutores da febre, são necessários estudos epidemiológicos mais direcionados.

Compartilhar
FacebookTwitterGoogle+EmailWhatsApp

Ligamos para Você








Atendimento por Whatsapp









Atendimento por Email









Consulte Preços








Assine nossa Newsletter




Receber Mais Informações