Aperte “Enter” para pesquisar

Artigos

JANEIRO VERDE FAZ CAMPANHA CONTRA O CÂNCER DE COLO DE ÚTERO

Atualizado em: 20/01/2020 às 11h22

No Brasil, o mês de janeiro marca a campanha de prevenção contra o câncer de colo de útero. A doença é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no país.

 

Bianca é uma mãe preocupada com a saúde da filha. Anita só tinha dez anos quando se vacinou contra o HPV. “Aproveitei para explicar para ela, por que estava indo vacinar, qual era o objetivo, o que era HPV, já fiz a aulinha lá”.

O vírus HPV é a principal causa do câncer de colo de útero e é transmitido durante a relação sexual, no contato direto com pele ou mucosas infectadas.

O uso de preservativo ajuda a diminuir o risco de contaminação e o exame de rotina Papanicolau é capaz de rastrear lesões iniciais. Mas a prevenção mais efetiva é se vacinar contra o HPV. A vacina está disponível na CLIMEP, para pessoas de ambos os sexos a partir dos 9 anos.

A campanha Janeiro Verde, da Sociedade Brasileira de Cancerologia, existe exatamente para que se invista na prevenção. É possível evitar uma doença grave com um gesto simples da vacina, lembrando que o tumor de colo de útero é a quarta causa de morte entre mulheres por câncer no Brasil. “A mortalidade no Brasil ainda é uma mortalidade alta. São mais de seis mil mortes por ano por câncer de colo de útero. Uma campanha como essa no futuro, traz a possibilidade de a gente conversar a respeito de uma geração sem câncer de colo de útero. Vacinar é um ato de amor”, explica a oncologista Andréia Melo.

Compartilhar
FacebookTwitterGoogle+EmailWhatsApp

Ligamos para Você








Atendimento por Whatsapp

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Atendimento por Email









Consulte Preços








Assine nossa Newsletter




Receber Mais Informações