Aperte “Enter” para pesquisar

Artigos

A Importância Da Vacinação

Atualizado em: 02/11/2017 às 17h11

 

O Dia Nacional da Vacinação é comemorado dia 17 de outubro (sábado). Nesta data, fixada pelo Ministério da Saúde, é importante ressaltar que a vacina é a forma mais fácil de se proteger de uma doença, e melhor do que se submeter a um tratamento para se curar.

 

A primeira vacina foi criada em 1796, pelo inglês Edward Jenner, que injetou em um garoto de oito anos de idade um soro de varíola bovina, conseguindo imunizá-lo. A raiva de animais era facilmente transmitida para os humanos, mas em 1885, Louis Pasteur criou a vacina contra essa doença. A partir daí, surgiram vários outros tipos de vacina, mas uma das mais importantes invenções surgiu em 1960, pelas mãos de Albert Sabin, contra a paralisia, mais conhecida como gotinha.

 

A vacinação no Brasil surgiu no início do século XX. Naquela época, não existia saneamento básico nas capitais, o que comprometia a saúde das pessoas com epidemias de febre amarela, varíola e outras doenças. O médico sanitarista Oswaldo Cruz foi nomeado para chefiar o Departamento Nacional de Saúde Pública, a fim de promover uma revolução sanitária em razão das necessidades do país.

 

A medida não foi bem aceita pela população da época, que desconhecia os benefícios da vacina, levando a chamada Revolta da Vacina, com diversas manifestações populares.

 

O que são as vacinas?

Vacinas são preparações que, ao serem introduzidas no organismo, desencadeiam uma reação do sistema imunológico (semelhante à que ocorreria no caso de uma infecção por determinado agente patogênico), estimulando a formação de anticorpos e tornando o organismo imune a esse agente e às doenças por ele provocadas.

 

O uso de vacinas tem maior custo-benefício no controle de doenças imunopreveníveis que o de medicamentos para sua cura. Resultado de muitos anos de investimento em pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico, as vacinas são seguras e consideradas essenciais para a saúde pública.

 

As vacinas são mais úteis e mais efetivas no controle de doenças infectocontagiosas do que o uso de medicamentos para sua cura, além de ser um método mais barato para controle da saúde pública. No Brasil, a vacinação foi responsável pela erradicação da varíola e da poliomielite (paralisia infantil).

 

Climep ajudando a população

Fundada em 1974, a quarenta anos, a CLIMEP vem oferecendo serviços médicos e odontológicos de alta qualidade, proporcionando o aperfeiçoamento da qualidade da existência de dezenas de milhares de seus clientes, com repercussões favoráveis para toda a comunidade.

 

A proteção e a valorização da vida e da saúde são bens fundamentais de cada indivíduo e têm-se constituído o motivo da Clínica desde a sua concepção, juntamente com a aspiração maior de cada ser humano, particularmente dos pais em relação aos filhos.

 

As crianças trazidas por seus pais nos anos 70, são hoje os pais que conduzem as suas crianças para receber os benefícios que eles próprios têm continuado a desfrutar durante todos esses anos.

 

Com a firme determinação de oferecer tudo o que há de melhor, de mais atual e de mais eficiente, desenvolvido pelos melhores laboratórios do Mundo, os médicos especialistas e demais profissionais que fazem a CLIMEP são constantemente atualizados e treinados para manter o elevado nível de seus serviços.

 

Numa área de quase 500m² desenvolvem-se programas de vacinação, de triagem neonatal (testes do pezinho, do olhinho e da orelhinha), de prevenção e controle de doenças bucodentárias na Climep Odontológica, e de prevenção e controle de enfermidades alérgicas.

 

Com a preocupação de promover a cultura da promoção da saúde e da prevenção de doenças, desde a concepção, passando pela gravidez, parto e puerpério, a CLIMEP oferece, há mais de quinze anos, o Curso para Gestantes, totalmente gratuito, destinado ao aperfeiçoamento da mater-paternidade, para o bem do bebê que vai nascer, e maior eficiência e tranqüilidade dos futuros papais.

 

Todo esse agregado de esforços faz da CLIMEP uma instituição ímpar na cidade de Belém com reconhecimento em nível nacional, que se encontra de braços abertos para receber as gestantes, os papais, as crianças, os idosos e os enfermos que desejem promover e manter a vida e a saúde próprias e de seus queridos.

Compartilhar
FacebookTwitterGoogle+EmailWhatsApp

Ligamos para Você








Atendimento por Whatsapp









Atendimento por Email









Consulte Preços








Assine nossa Newsletter




Receber Mais Informações