Aperte “Enter” para pesquisar

Artigos

GRIPE VEM COM MAIS FORÇA ESTE ANO

Atualizado em: 11/06/2018 às 11h05

Conforme publicado no jornal O Estado de São Paulo de 07jun18, o número de óbitos por gripe aumentou em 180% este ano, em relação ao ano passado, um óbito para cada 4 a 5 casos registrados.

 

09jun18, NBellesi, CLIMEP – Considerando os dados sobre a gripe mais ao sul País, 2018 será um ano com mais casos e mortes, que 2017 e, oficialmente, o inverno – a estação crítica para gripe – só começa dia 21 próximo. Embora a estação de gripe – quando ocorrem mais casos – nas regiões Norte e Nordeste corresponda à Estação das Chuvas (primeiro semestre), como a comunicação entre pessoas do Norte e Sul é intensa, a disseminação da doença deverá afetar o estado do Pará.

 

Crianças, pessoas idosas, gestantes e pacientes com enfermidades crônicas, são as principais vítimas, mas pessoas de qualquer idade e condição prévia de saúde podem evoluir com gripe grave, pneumonia e óbito.

 

A vacinação constitui-se o meio mais importante para a prevenção da gripe e suas complicações, conforme reconhecido pela comunidade médica nacional e internacional. Todas as pessoas devem ser vacinadas, seja para proteção pessoal, seja para não ser infectado e disseminar o vírus. Estima-se que pessoa não imunizada para a gripe, ao ser infectada, dissemina o vírus para cerca de outras 10 pessoas, algumas das quais podem vir a desenvolver doença grave, complicações, hospitalização e até óbito.

 

Como a principal complicação da gripe é a pneumonia, vacinação pneumocócica conjugada 13 valente (Pn13) é recomendada, da mesma forma que a de gripe. Enquanto a vacinação contra gripe deve ser repetida anualmente, a vacinação pneumocócica é administrada em dose única para a maioria das pessoas saudáveis acima de 2 anos de idade (até 4 doses para crianças menores). Idosos e enfermos podem precisar completar vacinação pneumocócica com a vacina polissacarídica de 23 valências (Pn23).

 

Vacinação indicada para todas as pessoas, para evitar gripe e complicações, incluindo óbito
Pessoas saudáveisGripe anualmentePn13 uma vez
Crianças pequenas, gestantes, idosos, enfermos crônicosGripe anualmente no 1º semestre, com a campanha nacional, e no 2º semestre, antes da estação das chuvasPn13 ->6 meses<- Pn23 ->5 anos <- Pn23
Pneumocócica conjugada-13-valente (Pn13)    Pneumocócica polissacarídica 23-valente (Pn23)

 

 

Newton Bellesi, médico infectologista e imunoalergologista, CRM-PA 765, RQE 2483 e RQE 5110, nbellesi@climep.com.br.

Compartilhar
FacebookTwitterGoogle+EmailWhatsApp

Ligamos para Você








Atendimento por Whatsapp









Atendimento por Email









Consulte Preços








Assine nossa Newsletter




Receber Mais Informações