Aperte “Enter” para pesquisar

Artigos

Febre Alta E Dor De Cabeça Repentinas Podem Ser Sinais De Gripe (Influenza). Vacinação Previne!

Atualizado em: 03/11/2017 às 19h58

A época das chuvas já começou e é nessa época do ano que que torna-se ainda mais comum a transmissão da gripe, causada pelo vírus influenza. Segundo Isabella Ballalai, pediatra e presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), a doença se caracteriza pelo começo repentino de sintomas como febre alta e dor de cabeça, diferentemente do resfriado, que provoca sintomas leves e passageiros.

 

— Na grande maioria das vezes, a influenza [gripe] é marcada pelo início súbito de sinais como febre, diarreia ou vômito, dor no corpo, arrepios, cansaço, dor de cabeça ou dor de garganta. O ideal é procurar um médico imediatamente.

 

Embora pareça inofensiva à primeira vista, a gripe pode trazer complicações sérias — a mais comum é a pneumonia — e até levar a óbito: “Por ano, são 5 milhões de casos graves e 500 mil mortes no mundo”, diz a especialista. O ideal é receber a vacinação contra a influenza e contra a pneumocócica.

 

De acordo com a médica, a maioria das mortes é registrada entre adultos com idade a partir dos 50 anos (50%) e pacientes com doenças cardiovasculares crônicas (30%). Crianças com idade até 5 anos representam 15% dos óbitos, enquanto as grávidas representam 5%. Ela reforça que a única estratégia eficaz que pode realmente combater os surtos é a vacinação.

Compartilhar
FacebookTwitterGoogle+EmailWhatsApp

Ligamos para Você








Atendimento por Whatsapp









Atendimento por Email









Consulte Preços








Assine nossa Newsletter




Receber Mais Informações