Aperte “Enter” para pesquisar

Artigos

Farmacêutica Morre De HPV, Doença Que Pode Ser Evitada Com A Vacinação.

Atualizado em: 03/11/2017 às 00h21

Morreu na madrugada desta quinta-feira (07), no Hospital e Maternidade Dom Orione, a farmacêutica bioquímica, Savanna Duarte. Ela tinha 34 anos e lutava há sete meses contra um câncer de colo de útero. A morte de Savanna repercutiu nas redes sociais e comoveu centenas de internautas.

 

Savanna era servidora do Hospital Regional de Araguaína (HRA) e deixa uma filha e o esposo Danilo Leite, Superintendente da Secretaria Municipal da Assistência Social, Trabalho e Habitação.

 

Em seu perfil no Facebook, Savanna recebeu várias homenagens. Uma das mensagens que chama atenção é a do empresário Paulo Trindade que recentemente revelou nas redes sociais a descoberta de um câncer. Trindade está em tratamento e conversava constantemente com Savanna. “Um ajudava o outro”, disse o empresário ao Portal O Norte.

 

Em nota, a prefeitura lamentou a morte de Savanna: “Uma mulher guerreira, iluminada, mãe, amiga, filha. É com sua frase que nos despedimos hoje desta guerreira: o amor conserta tudo”.

 

A morte de Savanna serve como alerta em relação a esse tipo de câncer que é o segundo que mais mata mulheres em todo mundo, perdendo apenas para o câncer de mama.

 

Vacinação contra o HPV

A vacinação quadrivalente é indicada para mulheres e homens entre 9 e 45 anos de idade, podendo ser administrada a pessoas de qualquer idade sob risco. Quando imunizadas, além de permanecerem protegidas deixam de albergar e transmitir o HPV para as pessoas de seu relacionamento mais próximo.

 

O Exame

O exame preventivo do câncer do colo do útero (Papanicolaou) é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico da doença. O exame pode ser feito em postos ou unidades de saúde da rede pública que tenham profissionais capacitados. É fundamental que os serviços de saúde orientem sobre o que é e qual a importância do exame preventivo, pois sua realização periódica permite reduzir a mortalidade pela doença.

Compartilhar
FacebookTwitterGoogle+EmailWhatsApp

Ligamos para Você








Atendimento por Whatsapp









Atendimento por Email









Consulte Preços








Assine nossa Newsletter




Receber Mais Informações