Aperte “Enter” para pesquisar

Artigos

Dicas Do Pediatra: Segurança E Proteção Da Criança

Atualizado em: 02/11/2017 às 12h04

As injúrias ou lesões não intencionais são causa crescente de mortalidade e invalidez na infância e adolescência e importante fonte de preocupação em nosso país. Representam o grupo predominante de causas de morte a partir de 1 ano de idade e atingem percentuais superiores a 70% em adolescentes, quando são analisadas as mortes por causas externas (acidentes e violências).

A Ciência tem mostrado que essas lesões não são, em sua maioria, ocorrências decorrentes da fatalidade ou do destino, e sim consequências de erros e/ou omissões humanas na avaliação de riscos.

Uma vez reformulado este conceito, interpretado como um evento previsível e que pode ser prevenido, torna-se possível identificar os grupos de risco e, a partir daí, as principais estratégias de prevenção.

A criança, conforme seu desenvolvimento, apresenta novas habilidades e capacidades e diferentes interações com o meio ambiente. Esse fato envolve riscos variados, cuja prevenção deve ser conhecida por todos que lidam com ela.

Por esse motivo, o Departamento de Segurança da Criança e do Adolescente da Sociedade Brasileira de Pediatria e a Nestlé desenvolveram  o material ”A segurança da criança: dicas do pediatra”, que consiste em um programa de segurança dividido em três faixas etárias (maiores de 1 ano, de 3 anos e de 5 anos) para auxiliar nas orientações a pais, familiares e responsáveis.

Clique nas imagens abaixo e veja as orientações para a prevenção de acidentes na infância de acordo com a idade da criança:

Fonte: adaptado de http://www.sbp.com.br/

Compartilhar
FacebookTwitterGoogle+EmailWhatsApp

Ligamos para Você








Atendimento por Whatsapp









Atendimento por Email









Consulte Preços








Assine nossa Newsletter




Receber Mais Informações