Aperte “Enter” para pesquisar

Artigos

DIABETES AUMENTA E VACINAÇÃO REDUZ RISCO DE CÂNCER

Atualizado em: 24/07/2018 às 10h05

20jul18, Univadis Medical News – Segundo um novo e grande estudo de revisão no Diabetologica, diabetes é um fator de risco para câncer em todos os sítios para os dois sexos, sendo o risco maior para mulheres do que para homens.

 

A revisão sistemática com metanálise, de 121 estudos de coorte do PubMed, incluindo 19.239.302 indivíduos e 1.082.592 eventos de câncer em todos os sítios, demonstrou que diabetes (tipo 1 e 2) estava associado a um risco adicional aproximadamente 6% maior para câncer em todos os sítios em mulheres em comparação a homens (razão de risco relativo (RRR) agrupado de 1,06; IC95% 1,03–1,09: P < 0,001).

 

A razão de risco (RR) ajustada agrupada para uma combinação de cânceres fatais e não fatais associados a diabetes foi de 1,27 (IC95% 1,21–1,32: P < 0,001) em mulheres e de 1,19 (IC95% 1,13–1,25: P < 0,001) em homens.

 

Diabetes foi associado a vários cânceres específicos ao sítio tendo conferido um risco adicional significativamente maior em mulheres do que em homens para câncer oral, gástrico e renal além de leucemia, mas um menor risco adicional para câncer hepático.

 

O controle glicêmico inadequado em mulheres com diabetes em comparação a homens com diabetes foi postulado como uma explicação possível para os riscos adicionais de câncer específicos por sexo.

 

Os achados do estudo enfatizam a importância de uma abordagem específica por sexo para quantificar o papel do diabetes na pesquisa, prevenção e tratamento do câncer, disseram os autores

 

NBellesi, CLIMEP – A revisão dos dados de mais de 19 milhões de indivíduos e mais de um milhão de eventos de câncer demonstrou que diabetes (tipo 1 e 2) associa-se a um risco maior para câncer, especialmente em mulheres.

 

Por outro lado, além de controlar os níveis de açúcar no sangue, manter vacinação atualizada previne câncer, particularmente de boca, garganta, ânus, vagina, pênis, útero e fígado, além de dezenas de outras infecções e centenas de doenças. A vacinação traz benefícios pessoais e ainda mais para os conviventes. Manter vacinações atualizadas constitui-se um ato de respeito a si, aos familiares e à comunidade em geral.

Compartilhar
FacebookTwitterGoogle+EmailWhatsApp

Ligamos para Você








Atendimento por Whatsapp









Atendimento por Email









Consulte Preços








Assine nossa Newsletter




Receber Mais Informações