Aperte “Enter” para pesquisar

Artigos

COMO PREVENIR DOENÇAS DURANTE VIAGENS: Cuidados Para A Copa Do Mundo.

Atualizado em: 02/11/2017 às 12h12

Enfermidades são mais frequentes durante viagens que no local aonde se vive gerando frustrações para período planejado para ser de realizações, descobertas e alegrias. Na iminência da visita de milhares de turistas que acorrem ao Brasil e do deslocamento interno dos brasileiros para a Copa do Mundo – trazendo e levando agentes de doenças – alguns cuidados devem ser mais intensamente observados:

  • A maioria das infecções são contraídas e propagadas através de conversação cara a cara (até dois metros de distância) e/ou contato físico pele-pele, pele-mucosa, mucosa-mucosa; outras, através de ferimentos (tétano, raiva), picada de insetos e objetos contaminados e/ou alimentos contaminados. Um grande número dessas doenças pode ser evitada através da vacinação.
  •  Com bastante antecedência dirija-se um estabelecimento de vacinação para atualizar todas as vacinações recomendadas pelo Ministério da Saúde e pela Associação Brasileira de Imunizações. Não havendo tempo para completar todas as vacinações (que pode se delongar por até seis meses) médico habilitado em vacinologia saberá lhe recomendar o esquema mais seguro e efetivo para cada situação.
  •  Para reduzir a possibilidade de doenças transmitidas sexualmente evite relacionamento extraconjugal. Quando isto não for possível limite o número de parceiros, use preservativos (que também previne gestações indesejadas) e mantenha as vacinações atualizadas, inclusive para a prevenção de cânceres causados pelo vírus da hepatite B e pelo papilomavírus (HPV).
  •  Consuma agua (incluindo gelo) e alimentos de procedência acreditada para evitar a diarreia do viajante. Alimentos devem ter sido recentemente preparados, bem cozidos, produtos láteos pasteurizados e frutas lavadas com água e sabão, ou quando não for possível, descascadas. Evite consumir alimentos comprados na rua.
  •  Lave frequentemente as mãos com água e sabão e/ou desinfete-as com álcool-gel (leve um frasquinho sempre consigo), especialmente antes de tocar boca, olhos e narinas, ao deixar sanitários e antes de preparar e/ou consumir alimentos.
  •  Proteja-se da picada de insetos aplicando repelente nas partes da pele que não estiverem cobertas por roupa para evitar prurigo (coceira e inflamação alérgicas da pele), malária, leishmaniose, febre amarela (não esqueça da vacinação) entre muitas outras enfermidades.
  •  Proteja-se do sol. Aplique protetor solar nas áreas da pele que não estiverem cobertas por roupas ou chapéu.
  •  Mantenha sua pele hidratada.
  •  Evite qualquer possibilidade de ferimentos (assaltos, esportes de risco, atropelamentos e outros acidentes de trânsito). Respeite as normas de mobilidade urbana.
  •  Em áreas silvestres use calçado apropriado para evitar ferimentos, sobretudo os provocados por animal peçonhento (cobras, aranhas, escorpiões). Em caso de ferimentos dirija-se imediatamente a serviço médico habilitado na prevenção do tétano e no tratamento de envenenamentos por animais (em Belém, Hospital Barros Barreto).
  •  Evite riachos, rios, lagos e praias que ofereçam risco de ferimentos por arraia e outros animais aquáticos. Saia imediatamente da água caso seja ferido.
  •  Ao frequentar praias e outras possibilidades para banho tome os devidos cuidados para evitar afogamento.
  •  Não se aproxime de animais (domésticos, ou selvagens) desconhecidos e não permita que as crianças o façam. Na eventualidade da mordedura por um animal lave o ferimento abundantemente com água e sabão dirigindo-se em seguida para um serviço médico habilitado na prevenção da raiva e do tétano.

Leve consigo a ‘farmacinha’ pessoal incluindo medicamentos indicados pelo médico assistente e/ou pelo médico do viajante, respeitando itinerário, atividade, riscos, condições particulares. Mantenha à mão prescrições médicas (receitas), caderneta de vacinação e documentos de seguro de saúde.

Compartilhar
FacebookTwitterGoogle+EmailWhatsApp

Ligamos para Você








Atendimento por Whatsapp









Atendimento por Email









Consulte Preços








Assine nossa Newsletter




Receber Mais Informações