Aperte “Enter” para pesquisar

Artigos

CLIMEP – De Pai Pra Filho, Desde 1974.

Atualizado em: 02/11/2017 às 12h42

 

Especialmente a partir da segunda metade do século XX a idéia de promover a saúde e de evitar doenças sai da utopia para constituir-se fato concreto. De acordo com o IBGE a expectativa de vida do brasileiro quase duplicou desde antes da Segunda Guerra Mundial: de cerca de 40 em 1940, para mais de 70 anos na segunda década do século XXI. A Organização Mundial de Saúde reputa este grande avanço às medidas preventivas, especialmente à difusão da oferta de água potável e das vacinações.

 

A Climep foi idealizada, no início dos anos de 1970, para participar do esforço para a prevenção de doenças e aperfeiçoamento da qualidade de vida. No dia 15 de novembro de 1974 iniciou suas atividades com um programa de vacinação, atendendo anseio de cidadãos e médicos de Belém que desejavam desfrutar da proteção das vacinações para si e seus filhos, para seus clientes, oferecidas por uma clínica médica especializada.

 

Expressões médicas paraenses e nacionais, como os doutores Augusto Serruya, João Maneschy, Amélia Ribeiro, Otto Bier, Ricardo Veronesi, Manoel Ayres, Miguel Azevedo, Anaïs Fonseca, Iracema Almeida, Domingos Baggio entre muitos outros ofereceram o conhecimento e prestígio para a sua instalação e funcionamento, uma das primeiras iniciativas do gênero no Brasil.

 

Em 1977, baseado na Lei Federal 6.259 de 1975 e no Decreto 78.231 de 1976, que organizaram o Programa Nacional de Imunizações, foi credenciada pela Secretaria do Estado do Pará de Saúde Pública para atuar como posto de vacinação do PNI em Belém, trazendo benefício para milhares de paraenses, o que ocorreu até a municipalização da saúde.

 

Com muito esforço e dedicação ininterrupta a clínica, que inicialmente funcionou na Av Magalhães Barata número 1045, foi agregando outros serviços preventivos de doenças e promotores de saúde como o Programa de Prevenção e Controle de Doenças Bucodentárias organizado com o apoio da Centrinho de Bauru (USP), o Programa de Testes de Triagem Neonatal, com o apoio da APAE e o Programa de Prevenção e Controle de Enfermidades Alérgicas que contou com o apoio da Sociedade Brasileira de Alergia e do Serviço de Alergia da Universidade de São Paulo.

 

Homenagem à doença que não houve

Nestes 40 anos de atividade a Climep assistiu cerca de 200 mil pacientes procedendo quase dois milhões de vacinações; milhares de testes do pezinho, orelhinha, linguinha, olhinho, coraçãozinho e de imunodeficiências; poupando de doenças bucodentárias milhares de crianças e adolescentes que passados vinte anos continuam com os dentes e gengivas perfeitos; controlando e evitando o sofrimento de milhares de pessoas alérgicas. As crianças e adolescentes, primeiros clientes da Climep, são hoje os pais e avós que continuam usufruindo dos benefícios da prevenção de doenças que a Climep disponibiliza cada vez de forma mais abrangente e aperfeiçoada, oferecendo aos seus filhos e netos o que os seus pais lhe proporcionaram.

 

Apesar do nível de complexidade tecnológica para o seu desenvolvimento e produção – comparável à da indústria das viagens espaciais – as vacinações constituem-se o recurso mais econômico para prevenir doenças e prolongar a vida, mais até mesmo do que a água potável. Da mesma forma, todas as outras abordagens da Clínica constituem-se procedimentos de muito baixo custo, dezenas ou centenas de vezes menor que procedimentos diagnósticos e curativos complexos. A evicção de uma enfermidade é sempre melhor e mais econômica que a abordagem do mal instalado. Nada mais apropriado que homenagear a doença que não houve, graças aos pequenos e singelos cuidados preventivos.

 

O que faz a Climep, hoje

1. Previne duas dezenas de infecções, centenas e talvez milhares de doenças imunopreveníveis e suas complicações, inclusive óbito, através das vacinações licenciadas no Brasil que são quase todas as disponibilizadas mundialmente. As vacinas empregadas pela Climep, quase todas importadas, são selecionadas por sua melhor qualidade e não pelo menor preço (exemplo: certas vacinações procedidas na Climep produzem até 90% menos eventos adversos que as de menor preço). Todo o processo de vacinação, desde a seleção, aquisição, conservação dentro da cadeia de frio, atendimento, avaliação das condições do cliente, elaboração do programa de vacinações, orientação e acompanhamento pós-vacinal é procedido por pessoal médico e de enfermagem habilitado em vacinologia, sob a supervisão de médico especialista em infectologia e imunologia com experiência de mais de 40 anos.

 

2. Promove a saúde e previne doenças bucodentárias, controlando-as se necessário, para que o bebê, a criança e depois o adolescente e o adulto possam atravessar a vida com dentes e gengivas saudáveis.

 

3. Identifica precocemente alterações orgânicas do recém-nascido através do Serviço de Testes de Triagem Neonatal (STTNN) o que, de outra forma – clinicamente – só seria possível quando as doenças estivessem instaladas com grande risco de sequelas e deficiências mentais ou motoras permanentes, redução dos anos de vida e óbito. Os TTNN incluem os testes do pezinho (cerca de 40 exames), teste da orelhinha, teste da linguinha, teste do olhinho, teste do coraçãozinho, teste de imunodeficiências. O STTNN da Climep constitui-se um dos mais abrangentes do Brasil.

 

4. A Climep prepara os pais para a materpaternidade através de seu Curso para Gestantes que funciona semanalmente há quase vinte anos. Milhares de mamães e papais passaram por suas classes agregando conhecimento ao amor materpaternal tornando a gestação, o parto e a criação do filho mais fáceis e apropriados. Em todo o Brasil, as mães paraenses são as nutrizes que mais tempo mantém seus filhos sob aleitamento materno exclusivo. A Climep é um dos pioneiros da formação da consciência do aleitamento materno exclusivo desde a primeira hora do nascimento e por todo o primeiro semestre de vida.

 

5. Embora a alergia seja condição genética vitalícia, em geral de caráter familiar – que atinge mais de um terço da população de Belém – as doenças alérgicas podem ser controladas e secundariamente prevenidas. Este é o papel do ProAlérgico da Climep que, através de médicos especialistas, diagnostica clínica e laboratorialmente (através de testes cutâneo- alérgicos) as enfermidades alérgicas e suas causas, tratando-os através de cuidados higieno-alérgicos, medicamentos e imunoterapia específica para o desenvolvimento de tolerância aos alérgenos, de tal forma que um indivíduo alérgico possa viver confortavelmente, praticamente da mesma forma que um indivíduo não alérgico.

 

CLIMEP Cidade Nova

A atividade da Climep vem sendo atualizada permanentemente. Para melhor atender a sua clientela nas atividades que já desenvolve, neste período de difícil mobilidade urbana, a Climep vem investindo na implantação de novas unidades em diferentes pontos da cidade. Recentemente foi inaugurada a Climep Cidade Nova, instalada na Clínica Médica Murillo Lobato (CMML), localizada na Cidade Nova 4, SN 17 / WE 29, nº 172.

Compartilhar
FacebookTwitterGoogle+EmailWhatsApp

Ligamos para Você








Atendimento por Whatsapp









Atendimento por Email









Consulte Preços








Assine nossa Newsletter




Receber Mais Informações