Aperte “Enter” para pesquisar

Artigos

Amamentação Pode Proteger Contra A Poluição Do Ar

Atualizado em: 03/11/2017 às 00h02

29mai15, APA – Em 2006, pesquisadores da Universidade do País Basco (Bilbao) começaram a analisar dados de 638 mulheres grávidas. Desde então, amostras de mulheres e seus bebês, que agora estão com oito anos de idade, foram analisadas com regularidade. Os resultados desse estudo são baseados na condição da prole com a idade de 15 meses.

 

De modo geral, os cientistas encontraram uma relação inversa entre exposição à matéria particulada (PM2.5) e dióxido de nitrogênio (NO2) e o desenvolvimento motor das crianças. A uma exposição maior, o desenvolvimento motor mostrou alteração em comparação com os níveis médios. Embora o alcance não seja preocupante, é significativo, já que comprova a relação entre os dois fatores.

 

Mas os pesquisadores descobriram que não havia tal associação em bebês que tinham sido amamentados no peito por pelo menos quatro meses. Nem matéria particulada nem dióxido de nitrogênio tiveram um efeito negativo no desenvolvimento motor desses bebês. Assim, os pesquisadores concluíram que o leite materno aparentemente tem um efeito protetor.

 

Referências: Environmental International (abstract)

Compartilhar
FacebookTwitterGoogle+EmailWhatsApp

Ligamos para Você








Atendimento por Whatsapp









Atendimento por Email









Consulte Preços








Assine nossa Newsletter




Receber Mais Informações