Aperte “Enter” para pesquisar

Artigos

Adulto! – Você Sabe Quais Vacinas Precisa Receber?

Atualizado em: 02/11/2017 às 23h49

 

Um grande número de pessoas acredita que a vacinação é somente para crianças. Ledo engano. Algumas vacinações devem ser realizadas pelo adulto para protegê-lo de doenças que aparecem nessa faixa da vida, como cânceres, meningites, pneumonias, varicela, herpes zoster entre várias outras.

 

Lamentavelmente não existem vacinas para todas as doenças, mas as que estão licenciadas ajudam muito e não de vem ser negligenciadas. Umas poucas vacinações podem prevenir umas 50 infecções e centenas, talvez milhares de doenças e suas complicações.

 

Vacinas licenciadas no Brasil recomendadas para adultos imunocompetentes
Sarampo, rubéola e caxumba; tétano, difteria, coqueluche e pólio; varicela (catapora); zoster (cobreiro); gripe trivalente e quadrivalente; pneumocócicas 13 e 23 valentes; meningocócicas A, B, C, Y e W135; dengue; febre amarela; febre tifoide; hepatites A e B; HPV quadrivalente; raiva.

 

O infectologista Carlos Starling, vice-presidente da Sociedade Mineira de Infectologia, alerta que as vacinas são de suma importância, pois são sinônimo de liberdade: “O ir e vir está repleto de riscos. Entretanto, um dos mais preocupantes é o de adquirir doenças durante viagens, ou no nosso dia a dia. As vacinas nos dão mais qualidade de vida e segurança para seguir adiante com nossos projetos pessoais. A imunidade que adquirimos na infância, seja por meio das vacinas ou do contato direto com os micro-organismos, pode não ser perene. Assim, podemos ficar expostos na idade adulta às doenças que já tivemos na infância, devido à perda progressiva da capacidade de resposta imunológica, a qual ocorre naturalmente com o passar do tempo”, disse.

 

A vacinação é útil para quem a recebe e para as pessoas de seu convívio, pois a pessoa imunizada não hospeda e não transmite agente de doença correspondente. Já uma pessoa não imunizada, além de constituir-se potencial hospedeiro de agentes de doenças e de transmiti-los a seus familiares e demais pessoas de seu meio, pode adoecer, ficar deficiente e até perder a vida precocemente.

 

A atualização vacinal completa de um adulto pode ser realizada na CLIMEP num período de seis meses com benefícios para toda a vida. Recomenda-se um retorno anual para atualizações, como para a vacinação para gripe influenza, algum outro reforço, ou para receber vacina recentemente licenciada não disponível no ano anterior.

 

Embora vacina constitua-se produto de tecnologia tão complexa como a de viagens espaciais, manter a vacinação completa por toda a vida custa muito menos que a maioria dos itens do orçamento de uma família, como o seguro, ou o combustível do carro, os cuidados com a beleza, o restaurante, ou o cinema com pipoca do final de semana.

 

A vida e a saúde constituem-se os mais importantes bens de um ser humano, especialmente para você e seus queridos. Vacinações não devem ser negligenciadas, adiadas, ou feitas de forma incompleta.

Compartilhar
FacebookTwitterGoogle+EmailWhatsApp

Ligamos para Você








Atendimento por Whatsapp









Atendimento por Email









Consulte Preços








Assine nossa Newsletter




Receber Mais Informações