Aperte “Enter” para pesquisar

Artigos

A importância de manter o calendário de vacinação em todas as idades

Atualizado em: 02/03/2018 às 18h04

Um dos avanços mais importantes da medicina em todos os tempos, sem dúvidas foi a imunização por meio de vacinas. Como sabemos, elas são responsáveis por erradicar uma série de doenças e garantir a saúde e o bem estar das pessoas, por mais que muitas delas não deem o devido valor.

 

Porém, desde o nascimento até a terceira idade, manter o calendário de vacinação em dia pode evitar que o próprio indivíduo contraia graves doenças e, em consequência, outras pessoas sejam contaminadas.

 

Por mais que se pense que enfermidades como o sarampo, rubéola e poliomelite estejam erradicadas, se um grande número de indivíduos deixar de se vacinar elas podem voltar facilmente.

 

Somente por esse motivo dá para imaginar a importância e a responsabilidade de todos em manterem-se imunizados, não é mesmo?

Vantagens da vacinação

 

Como dissemos, quem não dá a devida importância em manter o calendário de vacinação atualizado, além de colocar em risco a própria vida, pode acabar comprometendo a saúde de terceiros.
E, se você alguma vez ouviu falar que vacinas são perigosas e podem ter efeitos colaterais, sabia que isso não passa de mito.

 

Isso porque todas elas, antes de serem licenciadas, devem passar por diversos testes e fases de avaliação feitos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Somente depois disso é que começam a ser utilizadas na população.

 

Além de não trazerem riscos à saúde, as vacinas também trazem benefícios a longo prazo, pois quando somos imunizados, nosso organismo cria anticorpos que destroem os microorganismos causadores de doenças e, além disso, obtém uma memória imunológica.

 

Isso quer dizer que, durante muito tempo, o indivíduo que tomou determinadas vacinas ficará imune às doenças, evitando o desenvolvimento das enfermidades também no futuro.

 

Importância da vacinação em todas as idades

 

O calendário de vacinação deve ser iniciado antes mesmo do nascimento. E essa é a fase mais importante, pois os bebês não possuem sistema imunológico formado e, por isso, são mais sujeitos a uma série de doenças.

 

Portanto, uma das principais responsabilidades dos pais em relação aos seus filhos é manter o calendário de vacinação em dia. Isso deve acontecer desde que são recém nascidos e, posteriormente crianças e adolescentes. Isso garante a proteção de doenças graves no presente e também durante o crescimento.

 

A propósito, como dissemos, a imunização se dá desde que um bebê se encontra na barriga da mãe. Essa deve consultar seu ginecologista e tomar as vacinas recomendadas.
Logo que nasce, a criança deve recebe a vacina BCG, que previne a tuberculose, outra doença já erradicada no Brasil devido ao seu controle.

 

BCG

 

O reforço da BCG deve acontecer entre os seis e dez anos de idade. Durante esse intervalo de tempo, porém, outras imunizações muito importantes devem ser feitas, como as de combate à poliomelite ou paralisia infantil, sarampo, rubéola, coqueluche, difteria, tétano, meningite, hepatite B e febre amarela.

 

E, como comentamos, não são somente as crianças que devem manter o calendário de vacinação em dia. É importante que os adultos também realizem as imunizações necessárias durante a vida. Elas incluem as vacinas dupla viral, para sarampo e rubéola, e a dupla adulto, para febre amarela, tétano e difteria.

 

E, os idosos, tão frágeis como as crianças, não devem deixar de se imunizar contra a Influenza e o H1N1, dois tipos de gripe que requerem duas vacinas diferentes.

 

Isso porque, com a idade avançada e o sistema imunológico muitas vezes debilitado, a doença pode ter sérias complicações e levar até mesmo a óbito. Portanto, deixar de cuidar para que um familiar de terceira idade seja imunizado, pode ter graves consequências.

 

Gostou do nosso artigo? Então que tal começar a colocar o seu calendário de vacinação e o do seus familiares em dia? Entre em contato agora mesmo com a Climep e se informe!

Compartilhar
FacebookTwitterGoogle+EmailWhatsApp

Ligamos para Você








Atendimento por Whatsapp









Atendimento por Email









Consulte Preços








Assine nossa Newsletter




Receber Mais Informações